YorkTest | Nº1 em Intolerância alimentar na Europa
YorkTest | Nº1 em Intolerância alimentar na Europa

Pesquisa

Alergia ou intolerância?

Qual a diferença entre intolerância alimentar e alergia alimentar?

Existe uma enorme confusão acerca dos termos intolerância alimentar e alergia alimentar e as suas diferenças. Muitas pessoas falam de alergia alimentar quando os seus sintomas mostram por vezes tratar-se de intolerância alimentar.

Segundo o Medical Charity Allergy UK, cerca de 45% da população sofre de intolerância alimentar, que não sendo tratada provoca grande desconforto e sofrimento nessas pessoas.

A alergia alimentar difere da intolerância alimentar por se manifestar numa rápida reacção do sistema imunitário do corpo em relação a um alimento. Neste tipo de reacção, o sistema imunitário do corpo confunde o alimento como sendo um invasor, resultando numa reacção alérgica súbita em minutos. Este tipo de reacção alérgica é comummente associada à alergia a marisco e nozes.

As causas

Quais as principais causas de intolerâncias e alergias alimentares?

As pessoas reagem de forma diferente aos diferentes alimentos. Não existe um teste definitivo porque a hipersensibilidade dos alimentos manifesta-se de diferentes formas:

  • As típicas reacções alérgicas imediatas a certos alimentos conhecidas como alergias que é mediado por anticorpos IgE.
  • A doença celíaca que é uma reacção à proteína do glúten e é detectada pela medição da TGA (Transglutaminase) e Anticorpos anti-endomísio.
  • Atraso na detecção de intolerância alimentar
  • Deficiência de enzimas tais como a intolerância à lactose.
  • Sensibilidade a certos químicos tais como a conservantes alimentares ex: tartrazina (E102) e Amarelo Crepúsculo (E110) ou outros químicos nos alimentos.
  • Reação à histamina nos alimentos.

Programas YorkTest

O SNS (Serviço Nacional de Saúde), no Reino Unido, reconhece a intolerância alimentar e recomenda agendas diárias dos alimentos e dietas de eliminação dos alimentos como método preferencial de tratamento. Aqueles que têm sintomas crónicos e que atribuem a sua causa à comida podem por vezes ser levados a extensas dietas restritivas que poderão ser muito difíceis levar avante. Além disso, é praticamente impossível testar todas as possíveis combinações de alimentos que possam estar na origem do problema.

Os laboratórios YorkTest são os líderes Europeus em testes de intolerância alimentar; testes que também oferecem apoio nutricional. A YorkTest tem mais de 30 anos de experiência nesta área.

A intolerância alimentar é uma reacção adversa a certo tipo de ingrediente na comida que acontece sempre que é ingerido, mas em especial se em grandes quantidades.

Através de trabalhos realizados por experientes nutricionistas, a YorkTest desenvolveu programas de apoio para as pessoas de forma a ajudá-las a gerir os seus sintomas de intolerância alimentar. Os Nutricionistas da YorkTest utilizam os testes da YorkTest que fazem a detecção de anticorpos IgG a alimentos específicos como estratégia para a dieta de eliminação por eles recomendada. A presença anticorpos IgG a alimentos específicos indicam que o organismo reagiu a certo alimento. Muitas pessoas têm anticorpos IgG a alimentos específicos na sua corrente sanguínea, mas de forma a garantirem a sua dieta de restrição, a YorkTest e os seus nutricionistas definiram o corte no valor de 10 AU (unidades arbitrárias) por mL de sangue, com uma margem compreendida entre 6-10 AU/mL.

O FirstStep, o FoodScan e o Food&DrinkScan da YorkTest medem os anticorpos IgG específicos dos alimentos. Os testes tem aprovação da CE e cumprem os requisitos da Directiva Europeia de Diagnóstico in Vitro 98/79/EC.

Os programas FoodScan e Food&DrinkScan da YorkTest incluem um completo serviço de apoio de continuidade prestado por nutricionistas altamente qualificados para ajudar na gestão das alterações necessárias à dieta. Certos indivíduos têm elevados níveis de anticorpos IgG sem quaisquer sintomas, e por esta razão recomendamos que só as pessoas com sintomas façam o programa. A medição de anticorpos IgG a alimentos específicos é utilizada pelos nutricionistas da YorkTest como estratégia de erradicação de alimentos na dieta; não fornece informação sobre doença celíaca, deficiências de enzimas tais como intolerância à lactose, alergias relacionadas com IgG, sensibilidade à histamina ou a outras substâncias.

Para mais informações sobre os programas FoodScan e Food&DrinkScan clique aqui.

* Allergy UK Report (2007)," Stolen Lives 3, The Food Allergy and Food Intolerance Report".