YorkTest | Nº1 em Intolerância alimentar na Europa
YorkTest | Nº1 em Intolerância alimentar na Europa

Pesquisa

Como Reage aos Alimentos?

Como Reage aos Alimentos?

A YorkTest Laboratories é o fornecedor, líder Europeu, de testes que avaliam as reacções dos anticorpos IgG aos alimentos e bebidas; os testes são disponibilizados juntamente com apoio do Nutricionista.

A YorkTest tem mais de 30 anos de experiência nesta área.

Muitas pessoas falam sobre as reações indesejáveis a alimentos, sejam elas devido a alergia, intolerância ou hiper-sensibilidade – mas o que significa isso? Há muita confusão, especialmente nos meios de comunicação, o que faz este assunto parecer ainda mais complicado do que já é!

Então, qual é a diferença entre alergia e intolerância?

Há muita confusão em torno dos termos intolerância e alergia, e sobre as diferenças entre eles. ‘A intolerância alimentar’ é muitas vezes, erroneamente descrita como uma ‘alergia alimentar’, mas na realidade estes dois conceitos são muito diferentes.

Alergia alimentar é diferente de intolerância alimentar porque a resposta do sistema imunitário a um alimento particular é muito rápida. Neste tipo de reação, o sistema imunitário confunde um alimento com um ' invasor ', resultando muitas vezes numa reação alérgica rápida que acontece em poucos minutos. Este tipo de reacção alérgica está comummente associada a alergias a frutos secos e a marisco. As verdadeiras alergias alimentares são raras; só cerca de 2 % da população adulta é afectada. A intolerância a alimentos e bebidas é bem diferente de alergia alimentar, geralmente não representa risco de vida, embora possa fazer, e muitas vezes faz, o paciente sentir-se mal. É muito mais comum ser afectado por intolerâncias do que por alergias, o que significa que a sua dieta, embora saudável, pode estar a causar-lhe problemas. É difícil identificar o alimento ou a bebida (ou combinações de alimentos e bebidas) que estão a causar o problema, pois os sintomas podem aparecer até 72 horas depois dos alimentos serem ingeridos. Muitos médicos e nutricionistas recomendam que identifique os alimentos ou bebidas que causam mau estar e que os vá eliminando um de cada vez. Mas essa abordagem é extremamente difícil, a menos que seja reactivo a apenas um alimento ou bebida o que acontece apenas a algumas pessoas. A maioria das pessoas têm reacções a 5 ou 6 alimentos e bebidas diferentes, essa é a razão porque precisam da ajuda de um Nutricionista (BANT *) para ajudar a eliminar, da sua dieta, alimentos e ingredientes causadores de mau-estar. Muitas pessoas que têm intolerância (não alergias) podem eventualmente superar o problema, desde que evitem a combinação específica de alimentos e bebidas indesejáveis por um período de tempo, geralmente igual a 6 meses ou a um ano; muitas, após a dieta de eliminação, e uma vez feito o ‘reset’ do seu sistema imunológico dizem ter sido capazes de voltar a reintroduzir os alimentos e bebidas problema.

Clique aqui para mais informações sobre nossos testes.

* BANT – British Association for Applied Nutrition and Nutritional Therapy